domingo, 4 de dezembro de 2011

Maracujás

Adoro esta fruta, é muito simples de cultivar, só é necessário alguma coisa para a planta se apoiar, ou uma ramada ou uns arames esticados entre dois paus ao alto a fazer uma sebe ou ainda por uma parede com uns arames ou fios para se segurar.
Consegue pezinhos abrindo um fruto e plantando as sementes na terra. Por baixo de uma ramada de maracujás nascem muitos pés porque caem alguns frutos que acabam por secar e já não os apanhamos para comer, quando vamos verificar já tem novos pezinhos de maracujá.  
Este ano não foi exceção, e consolei-me de maracujás. O pico da produção deles já passou, mas ainda vou ter alguns brevemente, pois tenho um pé que está carregado de frutos alguns verdes mas outros já a pintarem. Ainda ofereci muitos e inclusive ainda deu para preparar um cestinho deles para as crianças da escola.
Algumas fases do maracujá:
flor
 
 
frutos verdes
 
 
  
 
 
frutos maduros
 
 
 
 
cesto de maracujás 
 
 
Esta é a ramada dos meus maracujás em Dezembro. Dão menos do que na época de Verão, mas são maiores e demoram mais tempo a ficarem maduros. Alguns já estão a pintar.
 
DSC_0130DSC_0129DSC_0225DSC_0226

1 comentário:

  1. Olá a todos!

    Tenho uma larga colecção de maracujás. Visitem o meu blogue em:

    http://my-passiflora.blogspot.pt/

    Estou disponível para qualquer explicação de que possam necessitar.

    João Franco

    ResponderEliminar