sábado, 21 de abril de 2012

Cenouras

Tenho 5 estados de sementeiras de cenouras. Esta torna semeia no fim de semana passado, é cenoura carota. Ao fundo deixei meia dúzia de repolhos roxos que ficaram da plantação anterior porque não espigaram.               

11cenouras DSC_0162

Neste bocadinho tenho outra sementeira de cenoura de nantes, talvez tenha 2 meses, o marcador que eu tinha desfez-se todo com a chuva e agora não sei a data exacta.

09cenouras DSC_0162 10cenouras DSC_0162

Mais uma torna de cenoura, também de nantes, semeei dentro da estufa em Dezembro. Já está grandinha, mas é só a rama, porque a raiz ainda está muito fininha. E também está muito basta, como tive que regar, pois Janeiro e Fevereiro foram meses de muito sol e secos. A água arrastou as sementes e ficaram partes sem cenouras e outras com aglomerados dela.

07cenouras DSC_0162 08cenouras DSC_0162

Este bocado foi semeado em Setembro do ano passado, mas demorou muito tempo a nascer, já não contava que nascessem. Eu devia ter colocado uma cobertura para as proteger do frio, como não o fiz, não nascia, ficam à espera de tempo mais quente. As sementes ficaram muito juntas, foram arrastadas pela chuva. Mas estão muito bonitas, e algumas já tem raízes grandes. Depois de tirar estas fotos, resolvi monda-lás e distribui-as pela torna de terra. É a primeira vez que mondo cenouras, que as arranco e volto a plantar, nunca o tinha feito, sempre semeei em local definitivo, sem voltar a mexer nelas a não ser para as colher. Mas como estavam muito bastas e o tempo está frio e chuvoso acho que vão pegar.

01cenouras DSC_016203cenouras DSC_016202cenouras DSC_0162  04cenouras DSC_016205cenouras DSC_016206cenouras DSC_0162

Por última, tenho este bocadinho na estufinha, donde tenho estado a colher, mas estão a terminar. Não tem sido muito grandes, penso que é devido à estação do ano (Inverno), pois apesar de estarem na estufinha, as temperaturas estão muito baixas. Claro que me refiro ao tempo desde que as semeei até à altura de crescimento, porque agora já estamos na Primavera, mas o desenvolvimento destas ocorreu durante os meses mais frios do ano e a cenoura gosta de tempo quente, como a minha estufinha só tem cobertura por cima e dos lados, o frio e o vento acabam sempre por entrar e influenciam a temperatura interior que é muito diferente duma estufa com portas que se abrem durante o dia para o ar circular e fecham-se à noite para manter o calor.

12cenouras DSC_0162 13cenouras DSC_0162 14cenouras DSC_0162 15cenouras DSC_0162 16cenouras DSC_0162 17cenouras DSC_0162 18cenouras DSC_0162 19cenouras DSC_0162

Sem comentários:

Enviar um comentário