sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vista geral do tomatal

Nesta parte do terreno tem 2 regos de tomates de espécies variadas.  A 1ª foto foi antes de capar, as fotos seguintes são no mesmo dia após capa-los (cortar caules secundários e folhas). Esta foi a última vez entre algumas que capei estes 2 regos, tive de o fazer para ver os tomates e estes apanharem sol, tanto para amadurecem como para o ar circular para não apodrecerem, tinha muita rama. Assim ficou muito melhor, já consigo ver os cachos de tomates pendurados. Irei publicar imagens de cada espécie.

DSC_0047DSC_0100DSC_0097DSC_0104DSC_0102DSC_0100

Vista geral de cada um dos regos.

DSC_0099DSC_0098

Dois tomateiros que plantei no cedo na estufinha (um tomateiro cherry e outro tomateiro de tomate pêra.DSC_0088 DSC_0086

Três regos de tomate coração de boi plantados a todo o comprimento desta torna. No meio dos dois primeiros regos tem melancias, pepinos, pimentos, 2 aboboreiras de enfeite, curgetes e também teve uma aboboreira de abóboras verde que já colhi e já arranquei a rama para a compostagem. No outro meio tem meia dúzia de hortaliças, entre elas :pencas, coração e couve de Bruxelas que escaparam ao tempo quente do verão e é donde vou tirando umas folhinhas para a sopa. Nesta parte (no meio dos tomateiros) brevemente vou estrumar e cavar para preparar a terra para receber pencas grelos para o Natal. Estes ainda não tirei a rama em excesso e olhem para o estado deles, parece uma floresta desordenada. Mas vão ficar assim, pois já não vale a pena capar mais.

 DSC_0093DSC_0094

  Mais dois reguinhos de tomateiros, foram plantados muito tarde e arejaram, alguns nem sequer tem um tomate. Nos intervalos de terra destes 2 regos, pretende neste fim de semana plantar novos tomateiros. Provavelmente já não vão dar nada, vai depender do tempo climático dos próximos meses, mas como ainda tenho tomateiros em vaso dos alfobres (destes mesmos tomateiros, os mais pequenos que deixei a crescerem no vaso), não custa tentar, afinal vão acabar por morrer também no vaso pois aqui eles não conseguem desenvolver-se.

DSC_0092DSC_0091

Um tomateiro coração de boi que nasceu espontaneamente deslocado dos outros.

DSC_0089DSC_0090

1 comentário: