quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Colheita para uma sopa

Hoje de manha, antes de sair para o trabalho, fui à horta colher legumes para fazer uma sopa para o jantar. Apanhei nabo, chuchu, alho francês, cenoura e espinafre. Para além destes legumes colhidos no próprio dia, também coloquei batata, cebola, alho e abóbora que tenho guardados na despensa fruto de colheitas do Verão. Esta mensagem também é uma resposta a um comentário colocado na mensagem do dia 16 nov 2011  referente a espinafres que me perguntam como devem colher os espinafres. Um pé de espinafre ramifica várias hastes apontadas para o céu. Para colher, escolho os talos mais desenvolvidos e corto com cerca de 50cm, depois este talo vai rebentar novas hastes. Para preparar para a sopa, corto as folhas junto ao talo e a ponta com o olho e as várias folhinhas. Há quem utilize os talos na preparação do creme da sopa, mas em poucas quantidades, porque senão o creme fica com uma cor verde muito forte.

DSCN5841DSCN5842DSCN5843

DSCN5844DSCN5846

DSCN5847

Aqui estão os pés de espinafres, cada um dá vários talos, ramos… e cortamos esses talos para consumo, esses mesmos talos voltam a rebentar e dão mais ramos. Escolhemos os maiores e cortamos mais ou menos com 50cm, ou até verificarmos que tem folhas boas para comer (que não estejam amarelas, velhas, pois a que estão em contacto direto com a terra estão apodrecer). Depois cortamos as folhas grandes e os rebentinhos que já estão a nascer no cruzamento de uma folha grande com o talo , assim como a ponta e colocamos na sopa.

DSCN5848DSCN5849

1 comentário:

  1. Eu também faço assim, com os espinafres!! Bela sopa! E muita benéfica para a saúde!! olhem o que encontrei sobre os espinafres: ..."É recomendado para quem te anemia, suas fibras ajudam a reduzir o colesterol, combate a pressão alta, artrites, escorbuto e diarréias. Além de ser benéfico para quem tem diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, problemas gastrointestinais e para grávidas, pois possui ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê...."

    ResponderEliminar