sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ovos da gansa

No passado dia 22 de Maio alterei o espaço dos gansos, podei as árvores, derrubei o que restava do velho barraco, limpei o chão... Aproveitei as rodas do carro de bois para fazer um abrigo para os gansos e coloquei lá debaixo um caixote com palha. A gansa gostou do espaço e começou a pôr os ovos nesse ninho. Eu retirei três ovos que entretanto ela pôs e coloquei a chocar na pretinha (galinha). Entretanto ela foi pondo mais ovos, já tinha cinco, e eu estava a deixa-los no ninho porque sabia que depois ela ia choca-los. O problema é que hoje de manha quando fui ao ninho ver se ela tinha posto mais, eles simplesmente tinham desaparecido. Não faço ideia do que aconteceu, não há vestígios de cascas, o ninho está completamente seco.. nem quero acreditar que isto aconteceu mesmo. Ainda ontem à noite quando os recolhi os 5 ovos estavam no ninho. Estou ansiosa que cheguem as minhas férias para construir um novo espaço para eles. Fazer uma vedação com paus e rede nova, e um abrigo que irei construir usando paletes. Depois quero ver se os animais aprecem mortos ou se desaparecem ovos. Isto porque eu não tive oportunidade de publicar, mas a gansa que eu tinha que era a mãe desta apareceu morta, sem cabeça em Janeiro deste ano. A cabeça e o pescoço simplesmente desapareceram e o corpo estava direitinho, intacto e sem sangue. Até hoje também não faço ideia do que aconteceu e é um mistério que não consigo desvendar. Esta é a filhota dela que nasceu a 14 de Novembro do ano passado. Tem agora meio ano e começou a pôr com cerca de 4,5 a 5 meses de idade.








Sem comentários:

Enviar um comentário